sexta-feira, 17 de junho de 2011

Público lota a Sala 100 do Iacs para assistir o Controversas


Pamela Passos

Foi realizado quinta-feira (16) o Controversas – Travessias Fotográficas, na Sala 100 do IACS, com a presença de aproximadamente 70 pessoas, entre alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF), ex-alunos e pessoas de outras instituições. Duas mesas de palestras foram apresentadas em quatro horas seguidas, sem tempo para intervalo, e mesmo assim os presentes tiveram uma participação intensa.

“Achei o Controversas muito bom, muito forte. Vim porque realmente achei que seria interessante. Eu pretendo seguir carreira no fotojornalismo e hoje o IACS se mostrou como o espaço certo para desenvolver esse trabalho. Como o Dante falou, a produção fotográfica aqui é muito intensa”. Comentou Gustavo Borges, aluno do 2° período de Comunicação Social – Jornalismo, que assistiu a todas as apresentações dos fotógrafos, sem nenhum compromisso com a cobertura do evento.
Todos os alunos e ex-alunos previstos na programação apresentaram seus trabalhos, desde projetos estético experimentais, como o Projetta de Gabriela Charpinel, até a fotografia documental de Anie Martins, com A Ocupação dos Povos Originários no Antigo Museu do Índio. Luiz Guilherme Fernandes, por exemplo, registrou as comunidades ribeirinhas de Oriximiná, quarto maior município brasileiro, localizado no Pará.

“Fiquei impressionada com o trabalho deles, em como eles foram para lugares tão distantes para fazer registros fotográficos. Na minha época de estudante (da UFF) nós fazíamos nossos trabalhos em lugares mais próximos”, confessou a fotógrafa Renata Xavier ao blog do Controversas.

Renata Xavier e Marcelo Carnaval, ex-alunos do IACS, que fizeram uma explanação sobre suas trajetórias profissionais e apresentaram algumas fotografias, encantaram os presentes como o aluno Gabriel Fricke: "Fiquei fascinado com o trabalho deles".

O Controversas - Travessias Fotográficas, apelidado no Iacs de Controversinhas, foi uma espécie de preparação para a edição completa do evento que acontece no final deste ano e ainda não tem data marcada. O objetivo, segundo a professora Larissa Morais, é dar mais visibilidade ao curso de jornalismo: “O evento teve a mobilização que eu esperava. Estou orgulhosa, os alunos apresentaram trabalhos maravilhosos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário