quarta-feira, 15 de junho de 2011

Gabriela Charpinel: Fotografia com toques poéticos

Por Bruno Sarmet



“Hecho de polvo y tiempo, el hombre dura 
menos que la liviana melodía,
que solo es tiempo”
                 (Trecho do poema El Tango de Jorge
 Luis Borges,citado na entrevista)



Gabriela Charpinel Lagoeiro tem 22 anos é fotógrafa, musicista e se arrisca como designer e cronista. A música foi uma paixão precoce, despertada por ninguém menos do que Maria Bethânia em sua interpretação de Fera Ferida, faixa da novela homônima da TV Globo. Carioca do dia 10 de novembro de 1988, Gabriela primeiro tocou clarineta e flauta na banda da escola São Vicente de Paula, em Niterói.
Na cidade de Alegre (ES), para onde se mudou com a família aos 12 anos, a futura estudante de Jornalismo ganhou seu primeiro violão – um Di Giorgio que virou souvenir e hoje ostenta um sem número de adesivos de criança – e passou a ter aulas particulares. De volta ao Rio, estudou no Centro Musical Cigam, voltado para música popular. Atualmente cursa Música e Tecnologia no Conservatório Brasileiro de Música (CBM).
O interesse pela fotografia é uma herança de família: seu pai chegou a montar em casa um laboratório para revelação de filmes PB (Preto e Branco) com o primeiro salário. Na adolescência, “Galinha” (como é carinhosamente chamada pelos amigos) gravava compulsivamente, com sua Cybershot, vídeos de até 42 segundos: culpa da memória da câmera de apenas 256 MB.
Estimulada pelas aulas de Linguagem Fotográfica na Universidade Federal Fluminense, fez cursos de fotografia no Ateliê da Imagem enquanto estudava na Escola Portátil de Música, ambos na Urca. A ideia que deu origem à série de fotos que será apresentada no Controversas - Travessias Fotográficas  surgiu em sala de aula ao observar os colegas passarem na frente do retroprojetor e, assim, deformarem a imagem dos slides. O ensaio Projetha, ainda em desenvolvimento, é composto por retratos em que a fotógrafa faz projeções de suas próprias imagens na pele de modelos. Quem quiser ter uma prévia, basta entrar no Flickr da autora (http://www.flickr.com/photos/eltango).
Em plena era da velocidade, o Projetha pede calma e relembra a poesia. Para quem gosta de classificações, Gabriela é muitas coisas, mas como seu principal estímulo é estético, vale chamá-la, sim, de artista.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário