quarta-feira, 15 de junho de 2011

A Fotografia do IACS em foco

Instituto de Artes e Comunicação da UFF promove evento aberto ao público sobre a produção fotográfica dos alunos e ex-alunos do IACS
Anie Martins de Carvalho
Acontece amanhã, quinta-feira, 16, a segunda edição do Controversas, evento do curso de Jornalismo da Universidade Federal Fluminense. Os professores Dante Gastaldoni e Rômulo Correa serão os mediadores das duas mesas que terão como tema a fotografia. Com o sugestivo nome de Travessias fotográficas, o evento apresenta a produção fotográfica de alunos e ex-alunos do Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF, a partir das 16hs, na sala 100, no próprio IACS.
Professor assistente do IACS , na área de fotografia , desde agosto de 2010, Rômulo Correa  vê um grande envolvimento dos alunos com as disciplinas de fotografia no curso de Jornalismo da UFF. O professor destaca a importância de um evento que trata de fotografia e ressalta que “deve sempre haver espaço para discutir a fotografia, pois é a pioneira de imagens técnicas que, cada vez mais, faz parte dos processos atuais de comunicação e permeiam as relações sociais e midiáticas.”
Rômulo será o mediador da primeira mesa, entre 16hs e 18hs, Primeiras Jornadas, que vai apresentar o trabalho fotográfico de oito alunos do curso de Jornalismo. Criar uma mesa só com alunos significa para o professor valorizar a relação ensino/aprendizagem de Fotografia no IACS, que tradicionalmente forma grandes profissionais de imagem.  “Significa também ampliar a visibilidade desses ensaios fotográficos para além dos limites da sala de aula ou da defesa de TCC. Mostrar a qualidade e a consistência que a produção fotográfica dos alunos da UFF apresenta”, afirma.
Para Dante Gastaldoni, professor da Universidade há 31 anos, o Controversas é uma oportunidade de criar referências externas pois, fotógrafos já inseridos no mercado poderão ver o trabalho dos alunos da UFF. Para Dante essa é uma forma de replicar os trabalhos para além da universidade. Diante da oportunidade de unir em um único evento alunos e ex-alunos da UFF, Dante fala do potencial do IACS como produtor e formador de fotógrafos. “Eu na condição de professor da UFF e da UFRJ, sempre soube que a fotografia tinha aqui no IACS um solo muito mais fértil. A fotografia na UFF sempre floresceu muito mais do que em outras universidades. A UFF é um solo fértil para gerar luz, para produzir fotógrafos.”
Dante fará a mediação da segunda mesa, entre 18h30 e 20h30, Caminhos do mercado, que contará com a participação de dois fotógrafos egressos do IACS, o fotojornalista  Marcelo Carnaval e a fotógrafa Renata Xavier. O professor Dante considera importante o debate com profissionais, e vê no Controversas uma possibilidade de ampliar as visões de mercado dos estudantes. “Muitos alunos que estão aqui nesse mundo polissêmico da comunicação podem perceber a fotografia como um caminho, pode ser uma luz, ser um caminho profissional”, concluí o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário