quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dilliany Justino: Um olhar de dentro para fora sobre Nova Iguaçu

Tereza Batista

Foto ganhadora do concurso do Globo Baixada


Dilliany Justino tem 23 anos e é uma das atuais formandas de Comunicação Social – Jornalismo da UFF. Monitora em 2008 e 2007 de disciplinas de fotografia do curso e integrante da Agência Imagens do Povo, Dilliany vai apresentar no Controversas o ensaio Um olhar sobre Nova Iguaçu – de dentro pra fora.

O trabalho foi realizado como projeto autoral de conclusão do curso da Escola de Fotógrafos Populares da Maré, cujo foco é mostrar as comunidades com um olhar diferente do que é mostrado pela grande mídia. “Eu escolhi mostrar Nova Iguaçu, minha cidade natal, que assim como as comunidades cariocas, também possui um esteriótipo. Foi difícil mostrar a cidade de um jeito diferente, e demorei alguns meses até conseguir o que eu idealizava e o que meus professores do curso queriam também. Foi um trabalho intenso de desenvolvimento do olhar. Aprendi que, às vezes, para sair como o que foi pensado, é preciso fazer várias fotos da mesma foto”.

Dilliany conta que seu maior interesse é por fotografia documental. “Pretendo ser foto documentarista. Conseguir colocar em imagens uma opinião, um olhar, uma história, são coisas que me encantam”, declara. Mas ao ingressar na faculdade ela não tinha essa certeza, algo que só descobriu no segundo período do curso. Na realidade, ela diz ter escolhido Jornalismo por ser uma carreira muito abrangente, já que não sabia bem o que queria - até a disciplina de Linguagem Fotográfica. “Logo na primeira aula de fotografia me identifiquei muito com essa área. Fiz o curso de Fotógrafos Populares na mesma época e tentei seguir minha formação voltada para isso”.

Em 2010, conseguiu a concorrida vaga de estágio em fotografia no jornal O Globo e aproveitou a oportunidade que deixou ainda mais clara a sua área de preferência profissional. “A experiência foi boa, conheci muita gente, seus trabalhos; acompanhei os fotógrafos na rua... Mas gosto da fotografia mais trabalhada, explorada, pensada, desenvolvida. Como já disse, meu maior interesse é pelo documental. Consegui fazer isso poucas vezes no jornal, o instantâneo e a correria de uma redação não me fascinam”, reflete. Atualmente ela está desenvolvendo um projeto sobre carvoeiras no extremo sul da Bahia, que será tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso.



Saiba mais sobre a Escola de Fotógrafos Populares da Maré: http://www.imagensdopovo.org.br/ip/paginas/index.asp?id_pagina=6

Nenhum comentário:

Postar um comentário