quarta-feira, 15 de junho de 2011

Anie Martins: “Quando entrei no terreno e vi alguns casebres e umas ocas, me senti arrebatada logo de início”

Por Samantha Chuva 
 
Um registro fotográfico de uma ocupação indígena no Rio de Janeiro. Esse é um dos trabalhos apresentados no ‘Controversas’, evento que acontece nessa quinta-feira, dia 16. 

A aluna de jornalismo, Anie Martins de Carvalho, de 26 anos, é uma das participantes do evento e expõe uma parte de seu trabalho de conclusão de curso. Os índios habitam, desde 2006, o antigo edifício do Museu do índio, próximo ao estádio Maracanã. “A temática de ocupações já era meu foco para o projeto final da faculdade, não ocupações de áreas ou terrenos, não queria falar das ocupações nos morros, por exemplo.”, diz a estudante.  

Esse é seu primeiro trabalho como foto documentarista e o local vem sendo fotografado por ela há seis meses. A aluna diz que o longo convívio com índios a fez pensar mais nas questões relacionadas à opressão das minorias. “Esse grupo social é fundamental para a formação da identidade brasileira e ignorado por muitas pessoas”, afirma.  Anie conta que encontrou a ocupação por acaso, ao passear pela cidade. “Quando entrei no terreno e vi alguns casebres e umas ocas, me senti arrebatada logo de início”. Seu objetivo com o ensaio fotográfico é fazer com que as pessoas conheçam essa realidade
e busquem soluções.

Anie é formada em Artes Cênicas na Universidade de Brasília (UnB), onde nasceu. Na época, também cursava uma faculdade de jornalismo, mas decidiu parar os estudos de comunicação devido ao pouco tempo disponível. Ao concluir sua graduação na UnB, fez uma prova de transferência para a Universidade Federal Fluminense (UFF) para o curso de Jornalismo. A estudante já trabalhou como professora de artes, hoje faz assessoria de imprensa e dá seus primeiros passos na fotografia. “Acredito que a foto tem a possibilidade de comportar e transmitir minhas escolhas discursivas de mundo”, diz a aluna, com grande entusiasmo.

Quer saber mais? Acesse o
Facebook da aluna e entre em contato com ela.

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