sábado, 6 de novembro de 2010

Tino Marcos fala da emoção da cobertura esportiva

Geani Vargas e Paula Lagoas
 
O jornalista esportivo Tino Marcos, que por conta de compromissos profissionais teve que cancelar sua participação na Semana UFF de Jornalismo, conversou com o blog sobre os temas da mesa A cobertura de esporte no cotidiano e em grandes eventos”.

Nesta primeira parte, Tino Marcos fala sobre a editoria de esportes e a diferença da cobertura para jornal impresso e para a TV. O jornalista conta também suas experiências em Copas do Mundo e diz como é viver esse momento tão grandioso do esporte.

“A editoria de esportes tem sempre uma característica muito peculiar, muito diferente das outras, geralmente os decibéis são os mais elevados. (...) No esporte cada um tem muita opinião, é tudo muito acalorado, envolve trabalho e paixão. É uma editoria de criatividade (...) É a mais barulhenta e mais alegre (...).” 

(Você sabe qual foi o momento mais marcante de Tino Marcos em Copas do Mundo? Confira o vídeo aqui!) 

Na segunda parte, o jornalista fala sobre a relação com as fontes, a importância da dosagem entre entretenimento e informação na cobertura de esportiva e manda uma mensagem pra os estudantes de jornalismo.

“O repórter não pode se permitir ir além de certos limites (…) Eu acho que isso a gente deve buscar desde o início da carreira, seguir uma linha de comportamento muito estrita com a profissão.”

“(…) Essa dosagem do que é entretenimento e o que é informação  recisa ser bem casada. Eu acho que o esporte não pode ser tratado como a economia, como a política, com aquela seriedade toda (…). Não muda sua vida se o atleta fizer um índice olímpico ou não (...).”


Nenhum comentário:

Postar um comentário