segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Ana Lúcia Azevedo e a editoria das descobertas

Isabel Muniz

A próxima edição do Controversas irá trazer a editora de História e Ciência do Globo Ana Lúcia Azevedo em uma mesa de debates sobre o jornalismo científico. A jornalista vai falar sobre o momento atual da Ciência nos jornais e da relação com as fontes. Profissional premiada, Ana Lúcia é fascinada pelo dinamismo da área de científica.

Ana Lúcia se formou na Universidade Federal Fluminense em 1988, e começou como trainee no Globo, onde passou pelas editorias Rio e Bairros como redatora e repórter. O primeiro contato com a Editoria Ciência foi em 1994, quando ainda era junto com a de Internacional. Somente 12 anos mais tarde, em 2006, Ciência tornou-se “independente”.

O panorama da ciência atual nos jornais mudou, foi percebido um aumento no número de leitores jovens na editoria ligada a assuntos científicos. Segundo a jornalista, a juventude de hoje quer estar por dentro das novas descobertas. "A geração atual é mais bem informada. A editoria de Ciência no Globo  hoje só fica atrás da de Entretenimento".

O interesse de Ana Lúcia pelo jornalismo científico veio através de seus estudos sobre o meio ambiente, algo que sempre lhe chamou atenção. Com mestrado em Planejamento Ambiental, ela acredita que o melhor em trabalhar na editoria História e Ciência é a constante mudança. "Você trabalha com astronomia, biotecnologia, espaço, é muito mais interessante, não é nada monótono, nunca é o mesmo assunto. É diferente de editorias como Política ou Bairros, nas quais as histórias se repetem, só que com personagens diferentes".

Há 23 anos no Globo, Ana Lúcia Azevedo possui uma trajetória reconhecida, já ganhou o Prêmio Esso na categoria Informação Científica, Tecnológica e Ecológica com a série de reportagens “Planeta Terra” em 2005, e foi a última vencedora do 31º Prêmio José Reis: "Ganhar o Prêmio José Reis é muito mais gratificante, porque a sua carreira é premiada, ele avalia toda a sua produção. Já o Prêmio Esso é pontual, e se refere a um trabalho específico".


Ana Lúcia Azevedo recebendo o Prêmio José Reis - Fonte: site do CNPq



     
 Ana Lúcia Azevedo estará na mesa sobre o jornalismo científico na quarta-feira (dia 19) das 18h30 às 20h30 no Instituto de Economia da UFF, sala 11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário