domingo, 16 de outubro de 2011

Heliete Vaitsman conta sobre a criação das editorias de Ciência no Rio

Elisa Guimarães

Ex-redatora do Jornal do Brasil e do Globo, a jornalista Heliete Vaitsman vai compartilhar sua experiência na área de ciência com os alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF). No dia 19 de outubro, às 18h30min, Heliete vai dividir a mesa Jornalismo Científico com Ana Lúcia Azevedo, editora de História e Ciência do Globo, Alicia Ivanissevich, editora da revista Ciência Hoje, e a professora aposentada da UFF, Erika Werneck.

Heliete começou sua trajetória no jornalismo científico junto com o Jornal do Brasil. Hoje restrito à internet, o JB inaugurou a página de Ciência em 1988. Na época, trabalhava na Internacional quando foi chamada para ser redatora da nova editoria. A jornalista conta que a equipe era toda formada por pessoas trazidas de outras editorias, com pouco conhecimento sobre o assunto.


"Era tudo muito informal. A gente não sabia nada de ciência. Lá que fomos aprendendo, construindo nossas fontes", revela Heliete. "No começo dos anos 90, quando todo mundo tinha medo da AIDS, eu não sabia nada sobre a doença e acabei aprendendo tudo."

Porém, a experiência em Internacional contribuiu para o novo trabalho, garante a jornalista. A maior ajuda foi no aprendizado de línguas estrangeiras. "Para estar na editoria de Ciência, você tinha que saber inglês. Tinha muita coisa traduzida", lembra a jornalista.


Heliete passou seis anos na editoria de Ciência do Jornal do Brasil. Para trabalhar na área, a ex-redatora diz que é preciso ler muito e saber quem é o seu público, dicas básicas para qualquer jornalista. Segundo Heliete, o leitor médio quer informações sobre temas que tenham um impacto mais imediato em suas vidas. Para os mais interessados, a jornalista aponta revistas especializadas para leigos, como a Ciência Hoje. 

"Se você tiver que escolher entre a malária na África e um remédio para emagrecer que vai sair no Brasil, sobre o que você acha que o leitor quer saber? Sobre o remédio para emagrecer, que ele vai poder comprar semana que vem", explica Heliete.

Informações imediatas para o leitor também foram o material de trabalho da ex-redatora quando ela se mudou para O Globo, em 1994. Heliete respondia a dúvidas sobre saúde no extinto suplemento Jornal da Família. Chamada de “Qual é o seu problema?”, a seção continua sendo publicada na Revista O Globo, que publicada aos domingos.

Esse foi o último trabalho de Heliete em um jornal. Cansada do ritmo das redações, ela decidiu conhecer um outro lado dos temas de suas matérias: durante cinco anos, trabalhou com marketing farmacêutico. Hoje, a ex-redatora faz a ponte entre escritores que sonham em ser publicados e editoras, através de sua própria empresa, a HV Agência Literária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário