segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Encontro com ex-alunos foi ponto alto do segundo dia de evento

João Luiz Coutinho


A última mesa do Controversas – Experiências da Prata da Casa – encheu a sala 11 do Instituto de Economia na noite da última quinta-feira (20/10). Nela foram debatidos diversos temas que interessam em especial aos alunos de Jornalismo. Dúvidas quanto ao mercado de trabalho e à rotina jornalística foram esclarecidas pelos convidados.


O professor de jornalismo da Universidade Federal Fluminense (UFF) Alceste Pinheiro mediou a mesa. Estiveram presentes os ex-alunos da UFF Ana Lúcia Valinho (trainee do Globo); André Kano (assessor de imprensa da FSB); Carol Barcellos (repórter de Esportes da TV Globo); Danielle Cristine (analista de marketing das lojas Leader); Fabiane Moreira (assessora de imprensa do Governo do Estado do Rio) e Marcos de Vasconcellos (repórter freelancer da Folha de São Paulo).


As apresentações marcaram o início do debate. Os convidados contaram um pouco de suas trajetórias: o primeiro estágio, o primeiro emprego, as conquistas e os obstáculos. O consenso é que todos estão satisfeitos no lugar onde hoje trabalham.


Na segunda etapa, a pergunta feita pelo mediador sobre o que faltou na formação acadêmica dos convidados trouxe respostas bem diferentes. Um problema apontado por diferentes debatedores foi a falta de um espaço em que os alunos pudessem experimentar formas novas de se fazer jornalismo – pôr novas ideias em prática para ver se funcionam, uma vez que não há tempo, nem chance ao erro, no mercado de trabalho.


Por outro lado, o que falta em prática, os alunos ganham em teoria. Os convidados, de modo geral, concordaram que o curso de Jornalismo oferecido pela UFF dá bastante importância à teoria. Para Carol Barcellos, assim como para Marcos de Vasconcellos, é a parte teórica que faz a diferença no mercado. Carol enfatizou o quão desregrado é o dia a dia do jornalista e deu a dica: “É tempo agora de controlar a ansiedade e aproveitar o que a faculdade oferece”.
Comentaram também sobre a falta de disciplinas abordando o trabalho nas chamadas mídias sociais, quando fizeram o curso. Por se tratar de um nicho novo, alertaram para um mercado que está em alta e que promete empregar muita gente ainda.


A mesa, seguida em tom descontraído, correspondeu às expectativas. Os presentes que lotaram a sala ficaram até o último minuto e os ex-alunos convidados se mostraram saudosos e contentes em poder retornar à faculdade que os formou.


Homenagem

Em um breve intervalo, o professor Alceste recebeu homenagens de alunos e professores. É que o professor irá se aposentar no final do ano. Emocionado e sem ter o que falar, Alceste agradeceu e prometeu visitar os alunos de vez em quando no Instituto de Artes e Comunicação Social (Iacs), onde atualmente leciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário