sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Jornalismo científico e a cobertura de Cidade são os temas do próximo Controversas

Carolina Medeiros

O Controversas acontece na próxima semana, nos dias 19 e 20 de outubro, na sala 11 do Instituto de Economia. O evento é realizado por alunos e professores de Jornalismo da Universidade Federal Fluminense e faz parte da agenda acadêmica da universidade. Neste semestre passarão pela mesa de discussão diversos profissionais de Comunicação, apresentando diferentes áreas do jornalismo e abordando o tema “Reportagem de cidade e de ciência: duas faces do trabalho jornalístico".

O Controversas terá a tradicional mesa “Prata da Casa”, na qual os ex-alunos falam de seu ingresso no mercado, e também painéis com os temas “Jornalismo científico”, “A cobertura de Polícia” e “A reportagem na Geral”. Essas duas últimas contam ainda com a presença do motorista aposentado Carlos Aleixo, que trabalhou por muito tempo no jornal Extra, e do motorista da CBN Nilson Proviette. “A gente procurou pessoas com visões complementares, um perfil variado. Acho bacana a presença dos motoristas nas mesas”, avalia a professora Larissa Morais, umas das coordenadoras do projeto.
Com a organização dos professores de comunicação, o evento tem conseguido atingir o seu objetivo principal. “Fazemos o Controversas para aproximar os alunos do mercado, além de divulgar o curso fora da Universidade”, explica Larissa. Outra característica do evento é a integração de diversas disciplinas. A professora ressalta que o evento dá aos alunos de Assessoria de Imprensa, Oficina de Reportagem, Telejornalismo e Redação de Hipertexto a chance de exercer a atividade jornalística em situações reais.


Uma novidade desta edição é a mesa “Democratização da Comunicação”, que foi sugerida pelos próprios estudantes. Através do Daco, o Diretório Acadêmico de Comunicação, os alunos participaram desde a sugestão do tema até o convite aos palestrantes. Para Larissa, este é um reflexo do bom trabalho das outras edições. “No ano passado a gente achou o resultado muito bom. Nossos alunos sugeriram novos temas e entrevistados, vêm se envolvendo cada vez mais”. 
Nos últimos dois semestres, o Controversas recebeu diversos repórteres, editores, fotógrafos e ex-alunos. A primeira edição aconteceu durante a agenda acadêmica de 2010, com os temas “A cobertura política no cotidiano e em anos de eleição” e “A cobertura de esportes no cotidiano e em grandes eventos”. No primeiro semestre de 2011, a segunda edição teve o tema “Travessias Fotográficas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário