quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Participação dos alunos foi destaque do Controversas

Isadora Ancora e Rebeca Guio

A terceira edição do Controversas - que teve como tema "A reportagem de Cidade e de Ciência: duas faces do trabalho jornalístico" - contou com a participação de mais de 80 pessoas de dentro e de fora da UFF. A sala 11 do Instituto de Economia da Universidade, onde aconteceu o evento, ficou lotada.

Quem não compareceu ao ciclo de palestras, realizado nos dias 19 e 20 de outubro, pode acompanhar as discussões ao vivo pela WebTV da UFF ou ainda via Facebook ou Twitter. O perfil do evento nas redes sociais teve uma participação representativa de alunos, ex-alunos, professores e palestrantes. A página do Facebook já reúne 443 pessoas e hoje forma uma espécie de comunidade de amigos do evento, como disse a organizadora, Larissa Morais.

A Democratização da Comunicação foi o primeiro assunto a ser tratado e contou com a mediação da professora Denise Tavares. O jornalista Álvado Neiva, da Aduff, apresentou um pouco da história da regulamentação da Comunicação no Brasil, e enfatizou as distorções geradas nesse processo. Ele defendeu a criação de um marco regulatório para a Comunicação no país, e disse que um problema na defesa dessa ideia hoje é o modo como as grandes empresas de comunicação a apresentam ao grande público. Na mesma mesa, a jornalista Renata Souza falou da sua experiência na condução do jornal comunitário O Cidadão, da Maré.

A segunda mesa levantou polêmicas a respeito da cobertura policial, com destaque para a atuação do motorista Francisco Carlos Aleixo, do jornal Extra. “Fiquei impressionado com as histórias e, principalmente, com a importância que os motoristas têm para que as notícias saiam nos jornais”, afirmou Christiano Venturine, aluno do sétimo período da Estácio de Sá. No final do dia, o foco foi o Jornalismo Científico, que contou com o professor João Batista de Abreu como mediador.

O segundo dia começou com a mesa Reportagem na Geral. Dentre os palestrantes estava outro motorista, Nilson Provitte, que explicou os bastidores de uma cobertura. E para fechar o evento, a mesa Pratas da Casa gerou grande expectativa para os estudantes de jornalismo por reunir ex-alunos da UFF já inseridos no mercado. Jéssica Nery, do 5º período, resumiu a satisfação de estar entre os jornalistas: “É muito bom ver que estamos no caminho certo e que podemos ir longe com a base que temos”.

Feliz com o sucesso do evento e com os temas abordados, a estudante Ana Carolina Mascarenhas, que fez parte da produção, ressaltou a importância de transformar o Controversas UFF em um Projeto de Extensão da faculdade: “ter tempo e capital para planejar melhor é fundamental para que possamos garantir o crescimento do Controversas”. Com o apoio da Fundação Euclides da Cunha, foi possível investir em brindes e nas despesas relacionadas ao evento.

A professora Larissa Morais destacou a participação dos alunos como ponto forte. Não faltou quem fizesse perguntas interessantes aos convidados, acrescentando novos enfoques às discussões. Para ela, outro aspecto a ser destacado é a integração de diferentes disciplinas em torno da realização e cobertura do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário