quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O Cidadão, um exemplo de Comunicação Comunitária que deu certo

Jéssica Nery

Renata Souza, palestrante da mesa sobre Democratização da Comunicação  (19/10, às 14h), falará um pouco sobre como a concentração dos veículos de comunicação e a tentativa de transformação social foram determinantes para a criação de formas de comunicação mais democráticas.

Esta comunicação que também pode ser chamada de: alternativa, participativa ou popular, e remete ao trabalho do jornal O Cidadão, no qual Renata trabalha. O Cidadão é um veículo de comunicação comunitária do Complexo da Maré que surgiu com a proposta de articular a capacitação dos moradores para atuarem e desenvolverem trabalhos jornalísticos. Além disso, a população da comunidade tinha a necessidade de saber sobre o que estava acontecendo na região, mas com uma abordagem popular, na qual os leitores realmente se sentissem próximos do que era retratado.


Segundo Renata, os veículos de comunicação convencional não publicam, da maneira como os moradores gostariam que publicassem, notícias sobre o cotidiano de suas comunidades. “As pessoas que moram nesses locais não se vêem representadas nos veículos convencionais de comunicação, pois estes, na maioria das vezes, só falam das comunidades quando o assunto é violência ou remoção”, explicou Renata em sua monografia.


A jornalista acredita que O Cidadão preenche a lacuna informacional deixada pela grande mídia, ao fornecer aos moradores informações relacionadas ao seu cotidiano, suas aflições e problemas. Além disso, o veículo funciona como prestador de serviços, fornecendo informações práticas para a população.

A direta participação dos moradores é algo bem interessante e peculiar neste veículo. As sugestões dos moradores são colhidas pelos repórteres através de telefones, e-mails, cartas e também com a presença física dos leitores na redação. Isso faz como que eles realmente se sintam parte do jornal. São literalmente a voz da comunidade.

http://ocidadaonline.blogspot.com/


Renata Souza fez graduação em Comunicação Social, nas habilitações jornalismo e publicidade, na PUC Rio. Há pouco concluiu o mestrado em Comunicação e Cultura, na Escola de Comunicação da UFRJ. Participa desde 2000 do projeto O Cidadão, começou como repórter e atualmente é coordenadora e jornalista responsável pelo projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário