segunda-feira, 17 de outubro de 2011

"O motorista é muito mais que um condutor", afirma Nilson Proviette, da CBN

Ana Carolina Mascarenhas

O que seria do jornalismo se os repórteres não tivessem como chegar ao local do acontecimento a tempo? Provavelmente o imediatismo do rádio, por exemplo, estaria em risco. Nilson Proviette, de 43 anos, da Rádio CBN, é um desses anjos da guarda das redações, e afirma que o motorista não deve ser visto apenas como condutor, mas como parte de uma equipe.

”Conheço muitos policiais e delegados que são fontes importantes. Além disso, com o tempo desenvolvi um olhar mais atento que serve de alerta para o repórter. Gosto muito do que eu faço, é uma cachaça”, conta.


Convidado da mesa “A reportagem na geral”, que também terá a participação dos repórteres Liriane Rodrigues, Sérgio Torres e do fotógrafo Custódio Coimbra, Nilson trabalha há dez anos em redações.

Oriundo de uma família com tradição no ramo de confecções, ele se sentiu perdido quando seu negócio fechou. Trabalhou durante um ano como taxista e enviou currículo para diversos lugares. Um dia, foi chamado para um teste na Rádio Tupi, empresa na qual ele trabalhou por um ano e meio e considera uma grande escola para todos. Depois disso, foi para a CBN, onde é parceiro da repórter Silvana Maciel. Ouça aqui


Acostumado a viajar em janeiro, mês em que, infelizmente, tragédias se tornaram rotineiras, ele sempre anda com um kit sobrevivência que inclui remédios e itens de primeiros socorros. Pelo cuidado, foi apelidado carinhosamente de “Tio Nilson” pelas repórteres.

Nilson destaca entre experiências importantes da sua carreira a cobertura da tragédia de Friburgo. Foi ele que chamou a atenção da repórter que acompanhava para um fato que acabou virando furo de reportagem. Um caminhão da prefeitura estava descartando doações em sacos de lixo.

Com tanta experiência na área, o motorista já sentiu vontade de cursar faculdade de jornalismo, mas o baixo salário dos repórteres o desmotivou. Ele pretende fazer cursos de eletrônica e vídeo para crescer no setor e apoiaria os filhos caso optassem por fazer Jornalismo.

Nilson Proviette no Controversas 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário