quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Ana Lúcia Valinho sua trajetória da UFF para O Globo

Mayã Furtado

Nesta quinta-feira, 20 de outubro, o “Controversas”, evento promovido por professores e alunos de Jornalismo da UFF com apoio da Fundação Euclides da Cunha, terá seu fechamento com a mesa que mais desperta a curiosidade dos universitários: “Experiências da Prata da Casa”. Recém-formados do curso compartilharão suas experiências no âmbito profissional, além dos desafios da jornada de um estudante de jornalismo recém-chegado no mercado de trabalho.


         A convidada Ana Lúcia Valinho, que atualmente está trabalhando como trainee na editoria Internacional do jornal O Globo, conta que em seu percurso estagiou em assessorias de imprensa e comunicação interna, além de ter feito parte da redação da Agência Brasil. Seu primeiro estágio foi na Editora da UFF: “Acredito que esse estágio foi fundamental para mim, abriu portas e me mostrou como é trabalhar, lidar com chefe, cumprir prazos e imprevistos.”

Ana Lúcia conta que sempre quis trabalhar em jornal impresso. Quando questionada sobre o prestígio do Globo, demonstra humildade: “As pessoas criam muito uma imagem idealizada, mas quando estamos de dentro naturalizamos a maior parte das coisas. Mas fico muito satisfeita de, logo no início da carreira, já estar tendo essa experiência.”

A ex-aluna também aproveitou a oportunidade de mobilidade para o exterior que a UFF oferece. Por intermédio da Assessoria Internacional passou sete meses na Università degli Studi di Siena, em Siena, na Toscana. “Foi a melhor coisa que eu já fiz na minha vida e recomendo a qualquer um. Aprimorei uma língua que quase ninguém fala no Brasil e isso pode ser um diferencial decisivo na nossa profissão. Estive em lugares que sempre estudei e quis conhecer, morei com pessoas completamente diferentes.” Além da enorme experiência pessoal adquirida, ela também enfatiza a importância do networking: “Já usei os contatos e amizades que fiz durante esse período para conseguir ajuda para pautas aqui no Rio”, finalizou Ana Lúcia.

Parte integrante da Agenda Acadêmica da UFF, o Controversas começa hoje e nesta edição terá como tema “A Reportagem de Cidade e de Ciência: duas faces do trabalho jornalístico”. Não fique fora desta! Para ver a programação clique aqui.

Um comentário: